Muitas pessoas, ao renderizar, geram imagens completas direto do programa 3D. Em alguns casos não há tanto problema, principalmente quando não há animação na cena e a pós-produção pode ser feita no Photoshop sem muita dificuldade. Porém, quando há animações na cena é sempre interessante gerar imagens separadas para poder ter maior controle da cena e mesmo para renderizar objetos separados.
Algumas vezes as cenas são tão complexa que se torna muito difícil, lento e em alguns casos, inviável o render da cena completa. Quando isso acontece, uma saída é renderizar os vários objetos em arquivos separados para depois compor no After, por exemplo.
Apesar da minha cena não ter animação, eu usei o Render Elements para gerar vários canais de imagens para ter mais controle e facilidade na hora de tratar a imagem no Photoshop. O 3DS Max oferece vários canais, cabe a cada pessoa julgar quais canais serão necessários levando em conta as características da cena e o controle que ela deseja ter sobre isso.
Outra utilidade muito interessante é quando acontece de você resolver mudar algo na cena, como luz, cor, textura, após o render. Caso não tenha usado o Render Elements, a pessoa tem que renderizar tudo novamente, mas com o uso dessa técnica, podemos modificar algumas coisas da cena em um programa de edição como Photoshop (para imagens estáticas) ou After Effects (para animações) sem precisar perder horas de render.
A imagem a seguir mostra onde podemos achar a aba do Render Elements na tela de render do Vray.
Nessa tela, clicando em "Add ..." abrirá uma outra tela com os diversos canais que o 3DS Max oferece. Basta escolher os canais desejados e clicar em “OK”. Cada canal possui alguns parâmetros para configurar. Não entrarei em detalhes sobre todos os canais e muito menos sobre esse parâmetros, porém são todos bem simples e intuitivos. Basta explorar um pouco para entender ou usar o Help.
Não se esqueça de conferir se o filtro está habilitado e de indicar o caminho e o nome da imagem bem como o formato dela.
Para a minha cena eu usei os seguintes canais: VRayShadows (que guarda a informação com as sombras da cena), VRayRefraction (guarda a refração da cena), VRayReflection (guarda os reflexos), VRayMtlID (gera uma imagem com cores sólidas, facilitando a seleção de objetos inteiros, baseados em seus materiais), VRayLighting (guarda informações da iluminação), VRayGlobalIllumination (também guarda informações de luz, só que da iluminação global), VRayDifFuseFilter (guarda informações sobre as cores difusas) e obviamente que gerei a imagem final com todos os elementos. Também poderíamos gerar uma imagem de Ambient Occlusion para ter controle sobre os contornos e sombras da cena. Mas acabei não usando essa imagem e não falarei sobre essa técnica nesse post. Quem não souber o que é ou quiser mais informações sobre o Ambient Occlusion é só dar uma pesquisada na net ou me avisar que eu faço um tuto apenas sobre isso.
O resultado do render desses canais pode ser observado nas imagens à seguir.
DiffuseFilter
MtlID
Shadows
Refraction
Reflection
Lighting
GlobalIllumination
Agora vamos pegar todas essas imagens e junta-las no Photoshop.
A próxima imagem mostra como montei as camadas no Photoshop. Começando com o MtlId, para facilitar a seleção. Seguido da imagem final, no caso da minha cena não achei necessário começar a composição da cena com o canal Diffuse. Normalmente eu abriria o Canal Diffuse e sobre ele iria colocando as informações de luz, sombra, reflexo, refração, etc, dessa forma a imagem iria sendo composta.
Como não gerei uma imagem de DOF, fiz o desfoque da cena selecionando a área que eu quis desfocar e aplicando o Blur do Photoshop.
A seguir vou mostrar que opção de Layer Blend que usei para cada imagem:
“MtlId”: Não importa o Blend, já que essa imagem é apenas uma base para você fazer seleções e recortes com facilidade, podendo usar até mesmo a varinha mágica do Photoshop, já que são cores sólidas.
“Final”: Modo normal.
“DOF”: Normal.
“Cabeça Bala”, “Cromo Bala”, “Cartas”, “Cadeira”, “Toalha” e “Parede”: Normal. Apenas fiz alguns ajustes de contraste, brilho e apliquei o Blur em alguns pontos.
“Light”: Overlay, com opacidade 30%.
“Reflection arma e cinzeiro”: Screen.
“Reflection Fichas”: Screen, com opacidade 50%.
“Refraction copo”: Lighten, com opacidade 20%.
“Smoke02”: Screen, com opacidade 10%.
“Smole01”: Screen, com opacidade 15% e fill 60%.
Para fazer a fumaça usei fotos de fumaça em preto e branco, apliquei o Blend Screen que deixa apenas o branco da fumaça.
A última camada “Luz” foi uma cor sólida que apliquei “overlay” com opacidade 40% apenas para dar uma cor mais quente na cena.
Lembre-se que cada cena é única, por isso não há como criar uma “receita de bolo” ideal para esse tipo de composição. As imagens que usei, o recortes que fiz, efeitos e tratamentos em cada objeto e pedaços da minha imagem foram feitos baseados no que eu julguei necessário para atingir o resultado que eu desejava.
Cenas diferentes podem exigir que a pessoa gere diferentes canais no Render Elements, use Layer Blend diferentes, aplique filtros, etc. Não há segredo, basta juntar as imagens e testas os diferentes Blend, opacidade, fill, efeitos, etc, até atingir o resultado desejado.
Sei que esse tutorial foi bem básico, mas espero que ajude. Quem ainda tiver dúvidas pode entrar em contato diretamente comigo ou se preferir use o link que está logo abaixo. É o link para um tutorial de composição mais aprofundado que o meu. Esse fórum também pode ser muito útil para quem quer aprender ou receber críticas e comentários sobre os trabalhos, além de possuir noticias e uma infinidade de tutoriais muito úteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário